Em 2022 notamos uma elevação generalizada no chamado prêmio (que, apesar do nome, é aquilo que se paga por uma apólice) do Seguro Auto. E vários clientes nos têm questionado o motivo.
Diversos fatores influenciam na precificação. As companhias seguradoras investem pesadamente em tecnologia e informações estatísticas e conhecem, por exemplo, quais os modelos mais visados, as ruas mais perigosas, o perfil de motorista mais propenso a acidentes, etc. Mas há um fato novo: o aumento do preço de veículos em geral, novos e usados, em todo o país. A média desses preços é informada mensalmente pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – e serve como referência para todos os contratos de Seguro. Portanto, se um carro custava, por exemplo, R$50.000 e passou a custar R$60.000, inevitavelmente o seguro ficará mais caro.
Mas, afinal, por que os preços de veículos subiram? Por causa da pandemia, diversas indústrias sofreram com a escassez de matérias primas e enfrentaram – ainda enfrentam, na verdade – gargalos na produção. E sempre que há mais gente querendo comprar do que produtos à venda, os preços sobem. Do contrário, quando há mais produtos disponíveis do que pessoas dispostas a compra-los, os preços caem. Essa é a famosa Lei da Oferta e da Procura.
Mais do que nunca é importante buscar uma consultoria de qualidade, que consiga contornar tudo isso e encontrar a melhor opção para você.
Se tiver qualquer dúvida ou deseja cotar o seu seguro AUTO, conte com a Brachmans!
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo dos seguros.