Caros amigos, prestem atenção a este produto ainda pouco conhecido, mas muito conveniente para empresas que vendem a prazo para outras empresas (ou seja, não vale para varejo, apenas para negócios entre duas Pessoas Jurídicas).
A um custo na casa de zero vírgula alguma coisa do faturamento (ou seja, totalmente adaptável à sua planilha de custos), a empresa risca do seu vocabulário palavras como “inadimplência”, “calote” e outras similares.
Costumamos proteger os nossos bens patrimoniais. Contratamos seguros para os nossos automóveis, residências, condomínios, empresas. Estamos protegidos contra eventos como incêndio, explosão, danos elétricos, danos a vidros… Mas, e quanto aos nossos recebíveis? Eles, que são o sangue que corre pelas veias de nossos negócios? Percebem? Se o dinheiro não entra, como pagaremos os demais seguros, os nossos funcionários e fornecedores? Como teremos recursos para distribuir lucros aos sócios?
As seguradoras que operam esse produto são em verdade uma fusão de três em um: seguradora, banco de dados e empresa de cobrança. São como um grande SERASA de abrangência nacional e internacional. Portanto, protegem as vendas internas e as exportações.
Funciona assim: a sua carteira de clientes é avaliada e cada um deles recebe um limite e uma classificação de crédito (rating) baseada nas informações econômico-financeiras e creditícias disponíveis em todo o mundo. Dentro desse limite, venda sem susto!
Em caso de sinistro, a sua empresa é indenizada em cerca de 90% do valor das faturas não pagas e a seguradora assume o direito e o dever da cobrança. Se for bem-sucedida, os 10% de “franquia” lhe são devolvidos posteriormente.
Por tudo isso, o Seguro de Crédito é um fomentador de negócios, uma vez que lhe permite vender até para clientes que você não conhece e a quem, sem essa proteção, não venderia.
Quer conhecer melhor o produto? Contate a Brachmans. Somos especialistas em Seguro de Crédito e teremos imenso prazer em conversar a respeito.
Mauro Brachmans
Presidente e Fundador da Brachmans